Como publicar fotos e vídeos

Para publicar fotos ou vídeos no Instagram, você precisa acessar o aplicativo. O primeiro passo é clicar no SINAL DE MAIS no centro na parte de baixo da tela:

Como escolher uma foto

As opções “Foto” e “Vídeo” permitem que você tire uma foto ou grave um vídeo diretamente do aplicativo. O uso do Instagram indica que vídeos são exibidos para pessoas que não são de câmera ou interesse em seu perfil.

Clicando na opção “GALERIA”, você pode escolher:

  • uma foto,
  • até 10 fotos (selecionando o formato carrossel no item marcado com “3” na imagem) ou
  • um vídeo de no máximo 60 segundos salvo no celular.

As opções “1” – Boomerang (pequenos vídeos com estilo animado) e “2” – Layout (várias fotos encaixadas em uma só) usam um aplicativo extra, que é possível baixar na loja do seu celular e funcionarão anexados ao seu Instagram. Uma vez instalados, estarão disponíveis sempre que você desejar usá-los.

É possível redimensionar a imagem para que ela fique no formato quadrado ou no tamanho original. Para alternar essas duas opções, é só tocar no botão que fica no canto inferior esquerdo da imagem selecionada (de onde sai a seta vermelha na segunda imagem).

Como escolher um filtro

Escolha um filtro deslizando o dedo na direção indicada pela seta na imagem abaixo.

Melhore a qualidade de brilho/contraste automático clicando no solzinho no centro na parte de cima. Se quiser ajustar “manualmente” a qualidade da imagem, clique em EDITAR e vá usando “ajuste”, “brilho”, “constraste” e “temperatura” conforme indicado na imagem abaixo.

Como colocar legenda, hashtag e localização na foto

Após clicar em AVANÇAR, escreva uma legenda para sua imagem, escolha as hashtags, e se quiser:

  1. marque pessoas,
  2. indique o local e
  3. publique em outras redes as quais sua conta no Instagram esteja vinculada.

Por fim, clique em COMPARTILHAR para publicar a sua postagem de fotos ou vídeo.

Lembre-se: quanto mais alguém visualizar suas fotos, vídeos, gifs, mesmo que não curta ou comente, mais ou o algoritmo da rede indicará para ela o seu conteúdo.